quarta-feira, 15 de junho de 2011

moda - pre-nupcial


Exame pré-nupcial ajudar a começar a relação com mais saúde

O exame pré-nupcial, mesmo sendo um exame ainda pouco divulgado, é bastante indicado por ginecologistas e urologistas, principalmente aos casais que iniciam a vida sexual precoce, ou mesmo antes do casamento. O exame pode detectar problemas de saúde preexistentes ou em relação à infertilidade do casal. “No momento em que se planeja uma união estável é necessário verificar como está à saúde num aspecto geral. Para as mulheres, em especial, há a preocupação com os métodos anticonceptivos”, explica o ginecologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Edison Luiz de Almeida Tizzot.


Os homens ainda fazem pouco esse tipo de exame porque não sabem que existe ou por falta de indicação médica adequada. “É necessário uma informação maior aos homens sobre a importância, pois, os exames não previnem apenas a infertilidade, mas podem ajudar a diagnosticá-la e tratá-la adequadamente. Eles, também auxiliam no diagnóstico de possíveis problemas, como doenças infectocontagiosas e até incompatibilidade sanguínea”, analisa o urologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Fernando Meyer.

Para a avaliação pré-nupcial são pedidos exames de verificação completa da saúde do casal. Se algum tipo de alteração for encontrada, é realizado tratamento adequado ou o paciente é vacinado. O casal também pode ser encaminhado a outro especialista para apoio em algum problema específico, como geneticista, psicólogo ou psiquiatra. O tempo ideal para a realização dos exames é de cerca de seis meses antes do casamento. “Com esse tempo dá para iniciar ou mesmo concluir um tratamento”, comenta Dr. Meyer.
Mulheres
Para as mulheres, os principais são a tipagem de sangue, teste de HIV, hemograma, glicemia e perfil lipídico. “Assim como testes imunológicos relacionados a doenças que podem ser evitadas através de vacinas, incluímos a pesquisa de anticorpos para hepatite B e rubéola, a verificação da carteira de vacinas e possibilidades da existência de outras doenças infectocontagiosas e de transmissão sexual”, esclarece Dr. Tizzot.

Homens
Já para os homens, inicialmente são solicitados os exames de espermograma com a finalidade de avaliar as condições dos espermatozóides. São verificados o volume, mobilidade e formas, grupo sanguíneo e fator Rh, VDRL para pesquisar sífilis, pesquisa de hepatite B e C, parcial de urina, HIV, glicemia para descartar diabetes e parasitológico de fezes.

Nenhum comentário: