quarta-feira, 15 de junho de 2011

moda - O milho




Benefícios do milho para a saúde




Benefícios do milho para a saúde. Embora o milho seja a estrela da festa junina, presente em vários pratos junios como canjica e pamonha, seu consumo na nossa mesa é muito baixo. Segundo o EMBRAPA, apenas 5% do milho produzido no Brasil é consumido diretamente pelo homem. O que não é algo bom, pois, ele é uma excelente fonte protéica.

O alimento é um cereal fonte de energia, carboidratos (essencialmente amido), gordura, proteínas, vitaminas B1 A e E, sais minerais e fibras. Seu consumo proporciona vários benefícios á saúde. “Sua proteína quando associada ao leite, é quase completa, isso porque ela não possui glúten, uma proteína vegetal”, aconselha Karla Conolly, nutricionista do Hospital Jayme da Fonte.

Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, nutriente funcional que atua reduzindo os níveis do colesterol e glicose no sangue e auxilia o bom funcionamento do intestino. O óleo de milho, cuja gordura é polinsaturada, é uma das principais fontes de ômega 6 existentes, contribuindo para a prevenção de distúrbios cardíacos e seu elevado teor em vitamina E,previne a ação dos radicais livres.

As comidas juninas que tem o milho como base são ricas em calorias e, adicionando leite integral, leite coco e açúcar (ingredientes da canjica, pamonha, bolos, mungunzá), esses alimentos se tornam além de mais calóricos, ricos em gordura. “Se o paciente tiver alguma restrição alimentícia por ordem médica, faz dieta para redução peso ou procura ter uma vida saudável, evitar os excessos é a melhor pedida”, alerta a nutricionista.

Para Karla, uma boa dica é substituir o açúcar por adoçante, o leite integral pelo desnatado e não usar o leite coco. As comidas de milho á base de leite coco, além de muito calóricas, são ricas em gorduras saturadas, caracterizadas pela sua difícil digestão. “Caso você exagere, é passível de sentir mal estar, dores de barriga, além da desconfortável sensação de empacho”.

Por último, a nutricionista atenta a um importante detalhe: “Não esquecer de observar a validade dos produtos e conservação dos alimentos juninos vendidos prontos.Todo alimento que leva leite de coco deve ser mantido em refrigeração. Ela também alerta para o consumo de milho cozido ou assado que é vendido na rua: “o produto deve ser assado na hora, evitando consumir o produto exposto nas ruas por muito tempo; se for cozido, é importante observar se o líquido do caldeirão esta fervendo”.

Nenhum comentário: