segunda-feira, 13 de junho de 2011

moda - dormir bem



Dormir mal prejudica metabolismo. Dormir cerca de 7 a 8 horas por noite não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, mas acima de tudo metabólico. De acordo com o especialista em Metabologia, Nutrologia e Fisiologia do Envelhecimento, Mohamad Barakat, durante o sono ocorrem processos no metabolismo que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo.

Segundo ele, a privação do sono pode comprometer a produção de hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento do nosso organismo, como o hormônio do crescimento (GH). “Este hormônio é fundamental, pois tem como principais funções manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose”, alerta o especialista

Outro hormônio, também liberado durante o sono é a leptina, capaz de controlar a sensação de saciedade. “Pessoas que permanecem acordadas, por períodos superiores ao recomendado, produzem menor quantidade de leptina, resultando em maior necessidade de ingerir carboidratos, o que pode evoluir para a obesidade.”

Nenhum comentário: